A 18ª festa de réveillon do Partido da Causa Operária, como parte da tradicional atividade organizada originalmente em São Paulo, foi realizada em Brasília (DF) pelo nono ano consecutivo.
Contando com a participação de dezenas de pessoas, entre amigos, familiares, simpatizantes e companheiros do PT, onde estivemos lado a lado ao longo de todo um período da luta contra a direita reacionária que domina do Congresso Nacional e que tenta emparedar o governo Lula até dentro do próprio governo, na campanha em defesa do Povo Palestino, etc., presenças essas que confirmam o acerto da política do PCO que vem há mais de oito anos chamando os trabalhadores às ruas para derrotar a direita reacionária e o golpe.
A festa foi realizada em local privilegiado da Capital Federal onde ocorreu queima de fogos, show ao vivo, voz e violão do companheiro Lucas, músico tradicional da noite ainda mais músicas animadas e dançantes. O cardápio contou com bebidas variadas como vinho, cerveja, sucos, refrigerante e foi servido um champanhe em cada mesa para o brinde da virada.
A mesa farta contou com uma entrada de deliciosas pastas, inspiradas na culinária árabe (grão de bico e quibe cru), pães diversos e torradas, além disso foi servido uma deliciosa batata apimentada no azeite. Na ceia, arroz branco, arroz à grega, salpicão, maionese, salada crua, pernil e pombo assados no molho de vinho, chester eperu assados ao molho de erva finas, farofa de bacon, farofa light e, na sobremesa, pudins de leite condensado, manjar dos deuses e frutas tropicais.
O companheiro Expedito Mendonça, membro da direção nacional do Partido fez o tradicional discurso ressaltando a importância das lutas da população nas ruas, principalmente em defesa do povo palestino que sofre com o genocídio na Faixa de Gaza pelas forças sionistas de “Israel” e pelo o imperialismo, principalmente o norte-americano e ressaltou também a importante campanha que o PCO vem desenvolvendo em defesa da liberdade de expressão.
Em seguida ao discurso, tivemos a apresentação, improvisada, do companheiro Eliézio Vaz e seu violão, militante da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade, um movimento social de lutas pela reforma urbana e agrária no Brasil. Militante esse que luta por um pedaço de terra no entorno de Brasília, que arrancou aplausos com o seu repertório de músicas típicas de moda de viola e também músicas engajadas inclusive de sua própria autoria.
A festa de réveillon foi o coroamento das vitórias conquistadas pelo PCO no ano de 2023, marcado por muitas lutas, que teve como parte do ataque golpista da direita a tentativa de calar o PCO via Supremo Tribunal Federal, pelos seus acertos políticos ao enfrentar as ditadura dos governos estaduais, como por exemplo de São Paulo, cujo o seu governador, Tarcísio de Freitas, reacionários do Partido Republicano, e seus ataques à população aos servidores públicos e às empresas estatais e, sem medo de errar, umas das mais importantes organizações de esquerda ou senão a mais importante organização a ressaltar que a única saída contra a direita dita “civilizada” e a extrema direita é através das mobilizações dos trabalhadores e da população nas ruas.