Na manhã de quinta-feira (30), o Hamas realizou uma operação militar de sucesso em Jerusalém ocupada. Foram três colonos israelenses mortos e seis ficaram feridos, quatro em estado grave, próximo ao assentamento de Ramot em Jerusalém Ocidental. A imprensa israelense afirmou que os dois palestinos que conduziram a operação chegaram de carro à estação de ônibus e abriram fogo contra os colonos lá.
O ataque se dá pois a trégua que existe na Faixa de Gaza está longe de acontecer na Cisjordânia ocupada. Lá a repressão é cada vez maior, tanto pelas tropas israelenses quanto pelos ataques de colonos. Já foram mais de 200 assassinados só depois do dia 7 de outubro e mais de 3 mil presos. A guerra contra “Israel” tende a se expandir para a Cisjordânia.
Posteriormente, em outra operação, a mídia israelense revelou que um palestino atropelou um grupo de soldados, ferindo dois deles no posto de controle “Beka’ot” no Vale do Jordão. O palestino que realizou a operação de atropelamento no Vale do Jordão foi morto após ser alvejado.