O ataque ao futebol brasileiro promovido pelo imperialismo é gigantesco. Até Pelé, o maior ídolo do esporte, já foi muito atacado pela imprensa imperialista. O futebol brasileiro atual, consequentemente, não está livre dessa situação.
Toda a imprensa burguesa nacional e internacional atua como inimiga do nosso futebol. No Brasil, temos como principal representante desses ataques Casagrande, comentarista histérico da Rede Globo.
Internacionalmente, temos os diversos escândalos da imprensa envolvendo a vida pessoal de jogadores que atuam em clubes estrangeiros. De acordo com a imprensa internacional, os jogadores brasileiros são os únicos que possuem falha de caráter no esporte. Somente agora, com a defesa da Palestina por parte de alguns jogadores de origem árabe, é que vemos perseguição sendo feita com jogadores de outras nacionalidades.
Além da imprensa, temos os grandes capitalistas internacionais, que procuram privatizar os clubes brasileiros e a campanha contra o povo nos estádios e arenas através do preço dos ingressos das partidas. Além da perseguição contra as torcidas organizadas, que promovem o espetáculo do futebol nas arquibancadas.
Porém, como sempre, a realidade acaba por provar que o futebol brasileiro permanece como o melhor do mundo, desmascarando sempre a real intenção daqueles que o atacam.
Os campeonatos nacionais dos países imperialistas possuem o monopólio das mesmas equipes, somente os clubes mais ricos das ligas internacionais é que acabam levando o título – times que, inclusive, possuem jogadores brasileiros como destaque.
O Brasileirão, por outro lado, não: o campeonato de futebol brasileiro se revela como o melhor campeonato nacional de todos devido à sua intensa disputa. Seja pelo título ou para evitar o rebaixamento, até mesmo o meio da tabela se encontra indefinido.
Com poucas rodadas para o final da disputa, o Brasileirão deste ano está totalmente indefinido. O Botafogo, que abriu uma grande vantagem do segundo colocado na fase inicial do campeonato, sofre com a instabilidade do time e ocupa agora o terceiro lugar na tabela, sendo superado pelo rival Flamengo e pelo Palmeiras.
Mesmo em crise, a equipe carioca ainda tem chances. Na disputa também estão os tradicionais Grêmio e Atlético Mineiro, que fazem um brilhante campeonato, além do Bragantino, do interior paulista.
O meio da tabela é onde se encontram os atuais campeões da Copa do Brasil e Libertadores da América. O tricolor paulista fez uma belíssima campanha nesse campeonato, eliminando seus maiores rivais: Palmeiras e Corinthians e eliminando na final o Flamengo, que assim como o Palmeiras, disputa o topo da tabela.
Já o tricolor carioca conquistou o título inédito de campeão da América ao derrotar o Boca Juniors, tradicional equipe argentina e adversário de peso na Libertadores.
No fim da tabela, temos os também tradicionais Santos, Corinthians e Cruzeiro brigando para não cair para série B.
Na zona de rebaixamento estão: Bahia, Goiás, Coritiba e América-MG. Mesmo na zona de rebaixamento, o Bahia protagonizou recentemente uma goleada por 5 a 1 no Corinthians em pleno Itaquerão.
Mais uma vez, o futebol brasileiro apresenta na prática o porquê ele é o melhor do mundo.