Durante seu programa semanal na Rádio Causa Operária, no YouTube, Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), ao ser perguntado por um ouvinte, falou sobre a formação política que o Partido desenvolve junto à sua militância.
Sobre isso, Pimenta explicou porque o PCO se diferencia das demais organizações de esquerda, comparando, como exemplo, a força da campanha da organização trotskista em defesa da Palestina com a dos demais grupos.
“O PT, por exemplo, não sai em defesa da Palestina nas ruas, pois está acusada com o sionismo, com receio. Como você educará o militante sob essas bases?”, disse.
Veja, abaixo, sua fala na íntegra:
“O PCO tem um trabalho muito grande de educação política.
A nossa política é educativa, diferentemente de outros partidos, que são meramente oportunistas. Os militantes deles não sabem o programa político correto, porque medidas são adotadas em cima de ganhos políticos imediatos. O PT, por exemplo, não sai em defesa da Palestina nas ruas, pois está acusada com o sionismo, com receio. Como você educará o militante sob essas bases?
No PCO, o militante, ao discutir e viver a política no dia a dia, já está sendo educado politicamente. Agora, é preciso explicar ao militante a base dessas teorias, então temos diversos cursos teóricos, acampamentos, e uma forte atividade política. Acho que somos o Partido que melhor educa os militantes.
É como uma escola, porque na escola você dá aula com base em um currículo. Se você está estudando física, tem um conjunto de ideias e noções físicas que estão pautadas no conhecimento.
Agora, se você tá na aula e para dizer que a Terra é redonda, você olha se o público é evangélico, bolsonarista e analisa a plateia, você não está educando, mas sendo oportunista.”