O ex -fuzileiro naval e agora analista político Scott Ritter fez uma análise sobre a guerra atual em “Israel”. Seus comentários são muito importantes para se entender o quadro geral. Dois pontos são cruciais, “Israel” já perdeu a guerra de propaganda no mundo inteiro. E “Israel” tem uma baixíssima probabilidade de vencer no terreno militar. A sua situação, portanto, é de enorme crise.
Em suas palavras: “Essa é novamente a razão pela qual [o líder do Hesbolá] Hassan Nasralá fala em perseverança. Perseverança significa que você tem que enfrentar os momentos difíceis para garantir que não seja distraído da visão estratégica. O Hamas está vencendo essa luta. Israel não pode prevalecer. Israel não pode derrotar o Hamas no terreno. Israel perdeu a batalha de propaganda globalmente; eles perderam nos Estados Unidos.”
Ele ainda comentou sobre os EUA: “O governo Biden está enfrentando um desastre político neste momento e, para se recuperar, terá que mudar suas perspectivas políticas. Acredito que a era de apoiar cegamente Israel com munições ilimitadas chegou ao fim. Os Estados Unidos estão matando as crianças palestinas tanto quanto Israel. Isso está se tornando um passivo político para os Estados Unidos.”
E ainda abordou a questão de Netanyahu: “O bode expiatório será Benjamin Netanyahu. [Oficiais americanos] vão reescrever essa narrativa para afirmar que foi o fracasso dele como líder e o fracasso das Forças de Defesa de Israel em proteger o povo israelense que levou a essa situação e que deve haver uma mudança na dinâmica interna de Israel.”