Um dos principais agentes do imperialismo na Venezuela, Juan Guaidó, foi contratado por uma universidade norte-americana como professor visitante. Sem dúvida trata-se de uma recompensa pelos serviços prestados a causa da dominação dos EUA na Venezuela. Muito embora sua atuação não tenha surtido efeito desejado, mostra-se com tal dese guinação, que Guaidó ainda tem uma papel a cumprir para o imperialismo.
A Universidade Internacional da Florida (FIU, na sigla em inglês) nomeou para exercer funções no Centro Adam Smith para a Liberdade Econômica, isto é um centro de formação neoliberal, uma espécie de laboratório de criação de lideranças neoliberais e golpistas, em particular, latinos, dado a presença dos direitistas de diversos países neste estado.
Guiado é uma agente direto do Estado Unidos da America, e fora treinado para promover a desestabilização política na Venezuela.Juan Guaidó tem uma longa história como agente do imperialismo. Sua atuação começa já em 2002, nas manifestações de uma ala direita e pró-imperialista contra o governo Chaves, quando esse não renovou a concessão da direitista Rádio Caracas Televisión (RCTV), que realizava campanha aberta pelo golpe e contra a soberania popular.
Após temporada de “formação” nos EU, retorna a Venezuela e juntamente a Leopoldo Lopez, ambos golpistas e agentes do imperialismo, fundam um partido de direita. Em 2014 tentam um golpe de Estado contra Maduro, também frustrado. Entretanto, se destaca a violência que esses atos alcançaram. Em 2016, o então presidente Trump chegou a reconhecer Guaidó como presidente legitimo da Venezuela, usando esse fato para bloquear, ou melhor, sequestrar ilegalmente investimentos internacionais do país.
E Isso é somente a ponta do iceberg. Trata-se de um verdadeiro capanho do imperialismo. A universidade anunciou que Guaidó receberá S$ 40 mil, mais que os professores adjuntos da Universidade.
O fato mostra duas coisas, que o imperialismo fomenta essa ideologia nefasta do neoliberal por meio de institutos e também ONGs. Segundo que Guiadó ainda pode ser uma peça a ser utilizada contra a soberania da Venezuela. Guaidó é o típico político fabricado pelo imperialismo, desposto a tudo e qualquer coisa para agradar seu dono.