Na última Análise Política da Semana, apresentada por Rui Costa Pimenta e transmitida pela Causa Operária TV, no YouTube, foram tratados de diversos temas que dizem respeito à questão do conflito entre sionistas e palestinos, na Palestina.
Primeiramente, o presidente nacional do PCO relembrou a importância da campanha que o Partido vem fazendo para pagar o processo do ex-governador João Doria contra o Diário Causa Operária. Doria quer uma indenização de R$ 100 mil reais devido a uma matéria publicada pelo Diário que continha uma crítica contra ele. Nesse ponto, Rui mostra a relação da censura e da tentativa de calar a imprensa revolucionária com a campanha da imprensa em favor de Israel e do esmagamento dos palestinos.
Toda a campanha pela censura na Internet e da imprensa alternativa tem como pretexto a luta contra as fake news. No entanto, no que diz respeito à cobertura da guerra entre Israel e Palestina, fica evidente que os maiores propagadores de mentiras e notícias falsas do país é a imprensa capitalista.
A esquerda nacional embarcou nessa campanha, dando apoio a essa supressão de uma das mais importantes liberdades democráticas que se tem. Sob o argumento falso de que se deve suprimir o “discurso de ódio”, defendeu a censura. No entanto, quando o Ministro da Defesa israelense afirma que todos os palestinos são animais, isso não configura discurso de ódio.
O companheiro Rui complementa: “(…) denunciar a violência contra a Palestina seria ‘discurso de ódio’ porque, supostamente, você estaria fazendo apologia do Hamas, que é terrorista, maléfico, tem parte com demônio, etc. Quer dizer, nós estamos tendo aqui na questão da Palestina, uma aula de política, e o caso está mostrando porque nós devemos defender com unhas e dentes a liberdade de expressão”.
Portanto, é importante que todos os camaradas se lembrem de contribuir com a campanha, mesmo que não seja com grandes quantias, já que o PCO ainda não alcançou sua meta financeira e nem política. Quanto mais camaradas contribuírem, mais estarão demonstrando seu repúdio à tentativa de João Doria de censurar o Diário Causa Operária.
O ponto principal abordado nessa Análise, com relação à questão de Israel, é a propaganda de que a luta pela defesa da Palestina já seria uma “causa perdida”. Segundo o próprio Rui Costa Pimenta, toda a esquerda procura dar a ideia de que os palestinos seriam uns “coitadinhos”, dizendo coisas como “eu choro pelas crianças palestinas” e outras colocações que dão indício de uma derrota. Trata-se de uma impressão errada a respeito da guerra.
A realidade é que a operação do Hamas no dia 7 de outubro, a qual todos tentam fazer esquecer, foi muito bem-sucedida. Após décadas de tentativas, conseguiram penetrar o “Domo de Ferro” de Israel e atingir locais com seus mísseis, além de dominar diversas cidades, originalmente pertencentes aos palestinos.
Toda a imprensa procura divulgar a ideia de que haverá uma vitória acachapante de Israel e de que os sionistas irão “varrer os palestinos do mapa”. No entanto, será tão simples assim? Fora da Palestina e de Israel, há diversos outros países se juntando à guerra e atacando Israel, é o caso do Hezbollah, que atinge Israel pelo Líbano, e outros. Além disso, o apoio popular aos palestinos é massivo. Em todos os países do planeta, há diversas manifestações pró-Palestina e anti-Israel. Nesse sentido, deve-se questionar a propaganda da imprensa burguesa, que quer dar aos setores de luta a impressão de que se trata de uma “causa perdida”.
Um último aspecto é a capacidade do Hamas de penetrar o bloqueio promovido pelo Domo de Ferro de Israel. A bateria antiaérea israelense era famosa por não deixar nenhum ataque atingir o país pelo ar. Foram diversos anos de tentativas dos palestinos frustradas por esse sistema de defesa. No entanto, nesse último ataque, o Hamas foi capaz de calcular o número necessário de mísseis para poder perfurar essa defesa, um cálculo sofisticado e complexo, que não poderia ter sido feito por amadores. O companheiro Rui também lembrou que o Hamas mencionou que está se preparando para “uma guerra prolongada”, ou seja, ainda há muito que vir pela frente.
Muitos outros temas ainda foram abordados durante este último programa. Para acompanhar, basta entrar no canal Causa Operária TV do YouTube e assistir a Análise Política da Semana por lá. Não perca, também, o programa do próximo sábado, que irá ao ar ao meio-dia.