O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um discurso à III Olimpíada Internacional de Segurança Financeira que “o mundo está gradualmente se livrando da ditadura de alguns países que tentam levar o resto do mundo à servidão econômica”, disse. Em guerra contra a OTAN, o braço militar dessa ditadura, o mandatário russo destacou também o uso de expedientes econômicos e financeiros para “transformar em colônias regiões inteiros do mundo”:
“O mundo está gradualmente se livrando da ditadura de tal modelo financeiro e econômico, cujo objetivo é apenas colocar no endividamento, servidão, transformar em colônias econômicas e privar de recursos para o desenvolvimento região inteiras do mundo”. Em seu discurso, Putin reforçou também que a “construção de precisamente uma ordem” mundial, “mais democrática” e benéfica aos povos oprimidos do planeta, é “simplesmente inevitável, historicamente necessário”, acrescentou.
Por fim, o líder russo tratou das medidas adotadas pelos bancos centrais dos países atrasados para impedir o roubo de recursos por parte das nações desenvolvidas, como ocorrido na Venezuela, no Afeganistão e também na Rússia. Segundo Putin, “nenhuma terceira parte tem qualquer possibilidade de abuso ou interferência na realização de pagamentos. Incluindo bloquear, por exemplo, uma transação, apreender contas, se apoderar de dinheiro ou ativos alheios”, concluiu.