Segundo um artigo do jornal Politico que cita uma parte secreta de um documento intitulado Estratégia Integrada do País, os objetivos dos Estados Unidos na Ucrânia vão desde a implementação de protocolos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) até a privatização de bancos.
“A versão confidencial do documento ‘Estratégia Integrada do País’ é cerca de três vezes mais longa e contém muito mais detalhes sobre os objetivos dos Estados Unidos na Ucrânia, desde a privatização de seus bancos, a ajuda para que mais escolas ensinem inglês até a adoção dos protocolos da OTAN pelo Exército ucraniano”, ressalta a publicação.
Washington quer que o Ministério da Defesa ucraniano “estabeleça um corpo profissionalizado de oficiais juniores e suboficiais de acordo com os princípios padrão da doutrina da OTAN”, mesmo a aliança não concordando com a adesão de Kiev.
O documento “enfatiza que a corrupção poderia levar os aliados ocidentais a abandonar a luta da Ucrânia contra a invasão russa e que Kiev não pode adiar os esforços para combater a corrupção”, segundo o artigo.