Foi ao ar no último dia 21 de setembro de 2023 a mais recente edição do programa “Correspondente Internacional”, transmitido ao vivo com apresentação de Cláudio Martini e Felipe Bombardelli.
O principal tema dessa edição foi o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, realizada entre os últimos dias 18 e 22.
Durante o discurso, Lula falou sobre temas que desagradam ao imperialismo, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, a liberdade para Julian Assange, a reforma do conselho de segurança da ONU e o tema mais temido pelo imperialismo, a crítica ao neoliberalismo, que como disse Lula, causou a destruição dos mercados e da indústria dos países emergentes.
Em contraste com Lula, outros representantes de países latino americanos, como Gustavo Petro e Gabriel Boric, tiveram um discurso mais pró-imperialista. Boric, por exemplo, apoia abertamente a Ucrânia contra a Rússia.
Durante o discurso do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, o representante do Estado de invasão da Palestina – Israel -, Israel Gilad Erdan, levantou um cartaz sobre uma jovem iraniana que supostamente, conforme a imprensa imperialista, foi morta pela polícia de costumes do Irã. Obviamente, nada parecido foi feito sobre a chacina de crianças, mulheres e homens palestinos dentro e fora do Estado de Israel.
Dentre vários outros temas, o programa levantou as polêmicas internacionais, desmascarando o imperialismo e sempre colocando o ponto de vista marxista.