Nesse sábado, a Causa Operária TV transmitiu o programa Esquenta da Análise Política da Semana. Dessa vez apresentado pelos companheiros Henrique Áreas e Francisco Weiss, o programa foi especial, com quase duas horas de duração. Isso porque, excepcionalmente, não houve a Análise Política da Semana com o companheiro Rui Costa Pimenta.
No programa, os companheiros trataram de forma irreverente alguns dos principais temas e polêmicas da semana.
Para começar, a dupla comentou a atuação da Seleção Brasileira na estreia das Eliminatórias para a Copa, vencendo a Bolívia por 5 a 1. Neymar fez dois gols, passando o rei Pelé em gols oficiais pela Seleção, Rodrygo fez dois e Raphinha fez um.
O que chamou a atenção no jogo foi a estreia do treinador Fernando Diniz. Ele, que é apontado como interino, já que a CBF quer contratar o italiano Carlo Ancelotti, provou que o Brasil não precisa de técnico estrangeiro.
Os apresentadores do programa chamaram a atenção para a história mal contada da suposta contratação de Ancelotti. A CBF diz que há um acerto, mas o italiano faz pouco caso da Seleção. Esperamos que isso seja indício de que ele não virá.
De forma bem humorada, os apresentadores do Esquente questionaram: “será que mesmo com os dois gols e a ótima atuação de Neymar, o Casagrande vai criticar?” Veremos.
Outro tema abordado foi a declaração dada pelo humorista Gregório Duvivier em seu programa da rede norte-americana HBO. Ele criticou não apenas o escolhido de Lula para o STF, Cristiano Zanin, mas todos os que apoiaram a decisão de Lula, incluindo o Brasil 247.
Além das críticas, Duvivier convocou uma espécie de votação artificial para fazer uma lista tríplice de mulheres negras para Lula tomar um café com elas e escolher uma para a próxima vaga do STF.
A política defendida por Duvivier é exatamente a mesma do imperialismo norte-americano e está expressa cotidianamente nos jornais golpistas da burguesia. Os setores identitários da esquerda saiu em defesa do humorista do canal norte-americano, enquanto que outros setores da esquerda criticaram suas posições.
E por falar em esquerda imperialista, Henrique Áreas e Chico Weiss falaram dos vídeos do DCM afirmando que o PCO teria uma ligação com a extrema-direita. Em duas ocasiões, o DCM, que faz um jornalismo de esgoto, chamou “especialistas” para mostrar essa relação. As provas são as redes sociais e as posições do PCO: a defesa da soberania nacional, a luta contra o imperialismo, a denúncia do identitarismo e da chamada cultura woke. Tudo isso seria de extrema-direita para o DCM e os “especialistas”. Uma coisa ridícula, mas também mais uma calúnia do DCM contra o PCO.
O Esquenta tratou também da censura ao comediante Léo Lins, que teve seu canal derrubado e R$300 mil bloqueados em sua conta por fazer piada. No Brasil, virou crime fazer piada.
Esses foram alguns dos temas desse Esquenta especial. Para assistir na íntegra, basta entrar no link abaixo.