Nos dias 9 e 10 de setembro, sábado e domingo, o Partido da Causa Operária (PCO) irá organizar debates em várias cidades do País sobre a luta anti-imperialista na África. O debate será conduzido pelos militantes do próprio Partido e serão abertos a todos os interessados.
A atividade acontecerá em meio ao acirramento da luta de classes no continente africano. Há menos de duas semanas, uma junta militar tomou o poder no Gabão, pondo um ponto final no regime que comandava o país havia mais de cinco décadas. O golpe no Gabão, no entanto, não foi um acontecimento isolado, mas sim a importação, para a África Central, da convulsão social que a região do Sahel, situada mais ao norte, tem vivido. Somente lá, países como Burquina Fasso, Mali, Guiné e, mais recentemente, o Níger, sofreram golpes militares semelhantes ao do gabão, com características nacionalistas.
Enquanto no Gabão a situação permanece indefinida, uma vez que o golpe acaba de acontecer, no Níger, o imperialismo vem aumentando cada vez mais o tom de voz. Há chances reais de uma invasão do país, provavelmente pela Nigéria – país que hoje responde aos interesses franceses na região.
Quais perspectivas estão apontadas no cenário africano? Que posição tomar diante da possibilidade de uma invasão do Níger? Os golpes militares são progressistas ou reacionários? Essas e muitas outras perguntas serão debatidas no sábado e no domingo durante as atividades.
Fique por dentro das principais cidades onde ocorrerão o debate:
São Paulo – 10 de setembro
Belho Horizonte – 10 de setembro
Rio de Janeiro – 9 de setembro
Florianópolis – 9 de setembro
Porto Alegre – 10 de setembro
Recife – 9 de setembro