O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, iniciou sua visita à China, chegando ao gigante asiático nesta sexta (8). Em nota publicada no seu perfil X (antigo Twitter), a vice-presidente do país latino, Delcy Rodríguez, afirmou que a viagem buscava fortalecer os dois governos e expandir “a cooperação estratégica e o trabalho conjunto internacional, em favor da paz e do respeito aos princípios e propósitos da Carta da ONU”.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) da China, por sua vez, destacou o crescente acirramento do imperialismo contra os países atrasados, declarando em coletiva de imprensa que “as relações China-Venezuela resistiram ao teste das mudanças na situação internacional e permaneceram sólidas como uma rocha. A confiança política mútua entre os dois países tem se tornado cada vez mais forte”, disse a porta-voz do MRE chinês, Mao Ning, também nesta sexta-feira.
O mandatário venezuelano é recebido por Xi Jinping há um dia do início da reunião de cúpula do G20, marcado para começar neste sábado (9), na Índia, mas que não contará com o chefe de Estado chinês.