Atualizado semanalmente, o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (4), aumentou as projeções para a inflação verificada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): 4,92%, ligeira alta de 2 décimos de pontos percentuais contra uma previsão de 4,90% na semana imediatamente anterior. Para o ano que em, a autoridade monetária prevê uma inflação de 3,88%, representando também um leve aumento, porém pela segunda semana consecutiva.
Já as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto do País (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas) para 2024 recuou a 1,32%, contra 1,33% na divulgação do último Boletim, conforme documento divulgado hoje. Para 2025, O BC comandado pelo golpista Roberto Campos Neto prevê a alta do PIB em 1,90%.
Em relação a um dos piores entraves ao crescimento da economia brasileira, os juros praticados pelo BC, o banco prevê que a taxa feche 2023 em 11,75% e caia para menos de dois dígitos somente em 2024, quando ficaria em 9%, o que é ótimo para os banqueiros, que ganham com os títulos da dívida pública remunerados a taxas exorbitantes, mas péssimo para toda a economia e as famílias trabalhadoras do Brasil.