Nessa segunda-feira, dia 28, ocorreu um ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em solidariedade a Cuba. O evento contou com a participação do Cônsul de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón, deputados e o cônsul da Venezuela, Jorge Medina Murillo.
Convocada pela Associação Cultural Jose Martí, de Santos, o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba e o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, a atividade contou com a exibição do documentário “La gota de agua”, filme cubano, ainda em pré-estreia, que denuncia o impacto do bloqueio sobre o povo da ilha caribenha.
Os companheiros das organizações de solidariedade a Cuba aproveitaram para fazer a campanha contra o bloqueio e passaram um abaixo assinado pela exclusão de Cuba da absurda lista de países patrocinadores do terrorismo.
O militante do PCdoB, ex-deputado Jamil Murad, afirmou que a “emancipação dos povos depende não só de uma vitória local, mas da participação, do apoio e da solidariedade em nível mundial”. Por isso, conclui, “nós temos que ser solidários a Cuba”.
O Cônsul de Cuba, Pedro Mozón, também em entrevista ao DCO, ressaltou a importância do evento: “atividades de solidariedade a Cuba são muito importantes para tratar o tema de Cuba, em especial denunciar o bloqueio dos EUA.” Ele acrescentou que é uma forma de “tornar visível o crime que estão cometendo os Estados Unidos”. Por fim, Monzón conclui dizendo que Cuba vai resistir e seguirá resistindo, dentro dos limites impostos pelo bloqueio, graças ao desenvolvimento e ao nível de educação de seu povo”.
Organizadora do evento, a companheira Lina Noronha, da Associação Cultural Jose Martí, de Santos afirmou:
“É fundamental falar para as pessoas sobre o que é o bloqueio, esse crime que se comete contra os direitos humanos do povo cubano, sobretudo agora quando o Brasil tem a possibilidade de retomar as relações diplomáticas com Cuba, algo promovido pelo atual governo federal. É preciso fazer com que as pessoas tomem consciência das agressões que Cuba sofre de maneira totalmente arbitrária com esse bloqueio que dura mais de 60 anos.”
A companheira Lina apresenta semanalmente o programa Cubanias, na Kotter TV, todas as segunda-feira, às 10 horas, onde trata de questões sobre Cuba, eventos, personagens e denuncia o bloqueio imperialista.
Cuba necessita de toda a solidariedade, pois a derrota do bloqueio e do imperialismo, será a vitória de todos os trabalhadores.