Na quinta-feira (24), o governo do Níger anunciou que autorizaria as forças armadas dos vizinhos Burquina Fasso e Mali a intervir em seu território “em caso de agressão”. No início do dia, Olivia Rouamba e Abdoulaya Diop, ministros das Relações Exteriores dos países africanos, visitaram Niamey, capital nigerina, onde forma recebidos pelo general Abdourahamane Tchiani.
Então, eles celebraram a assinatura de ordens “autorizando as forças de defesa e de segurança de Burquina Fasso e Mali a intervir no território do Níger em caso de agressão”. O anúncio foi feito por meio de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Níger.
É importante relembrar que, na semana passada, o ministro da Defesa de Burquina Fasso, Kassoum Coulibaly, declarou que seu país está preparado para uma eventual agressão dos países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). “Estamos aguardando a agressão. Em todo caso, nosso chefe de Estado disse: estamos prontos para a agressão, apoiamos o Níger”, disse o ministro a Sputnik.
É uma importante decisão no sentido de enfrentar a intervenção imperialista por parte da CEDEAO. Contudo, a única garantia de que o imperialismo seja expulso do Níger e de toda a África é se o povo estiver de armas em punho, e que toda a população seja mobilizada na luta anti-imperialista.