Na tentativa de barrar o desenvolvimento nacional, a favor dos interesses de grandes empresas e dos países imperialistas, o jornal O Globo, tem se utilizado dos melhores de seus quadros em termos de jornalismo golpista para atacar o governo do Partido dos Trabalhadores e em especial o presidente Lula. As matérias e manchetes contra o governo são praticamente diárias e os temas são variados.
Em um artigo de opinião, intitulado: “Pressão ‘técnica’ sobre Marina” escrito por Vera Magalhães, o órgão ataca principalmente a exploração do petróleo na foz do Amazonas, passando pela recriação do imposto sindical e chegando até as importantes obras de rodovias gigantescas que facilitarão a escoação de grãos pelo país inteiro, chegando aos principais portos do Brasil, como o caso da Ferrogrão.
De acordo com a articulista, Lula, se utiliza da palavra estudo “técnico” para se contrapor às investidas contrárias ao desenvolvimento nacional. Para Magalhães, o governo é mesmo de outras épocas porém com um verniz “moderninho”, sendo assim, afirma: “cai quem quer”. Por outro lado, temos uma pessoa que foi extremamente importante para o imperialismo no período do golpe de Estado contra a Dilma e um dos órgãos da imprensa venal que foi o mais virulento de todos até os dias de hoje contra o PT, defendendo Marina Silva.
“Não é só na queda de braço sobre a autorização para que a Petrobras realize estudos a respeito da viabilidade de exploração de petróleo na foz do Amazonas que se usará o discurso de fazer uma “mesa de negociação” em cima de “estudos técnicos” para tentar dobrar a ministra e o Ibama, subordinado à sua pasta. Algumas obras incluídas no novo PAC a título justamente de estudo de viabilidade mostram essa disposição — 100% política, embora a ela seja dada a conotação técnica de fazer Marina aquiescer com o tempo e a pressão.” Escreveu Vera Magalhães
Essa defesa da ministra do George Soros, que já fez outras campanhas contra o desenvolvimento e exploração de minerais em solo brasileiro, com a desculpa da defesa do meio ambiente, mostra claramente que esse papo de ecologia, colocado da forma que está sendo, não passa de uma campanha contra a soberania e os interesses de independência do povo brasileiro e também de outros países atrasados, que são reféns do capital internacional.
Ou seja, a ecologia tem virado pauta para pessoas ligadas ao imperialismo, fazerem demagogia e manter países como colônias dos países imperialistas. É importante deixar claro, que aqueles que fazem demagogia com o tema, são os maiores poluidores do planeta. E já destruíram tudo que tinham para destruir e agora se voltam seus olhos com essas campanhas para manter as riquezas dos países atrasado, e se já não estiverem sendo saqueados, em breve serão.