O presidente chinês, Xi Jinping, expressou seu apoio à expansão dos BRICS, tema que será discutido hoje pelos países membros na 15ª Cúpula do bloco. Durante o Fórum Empresarial Brics 2023, antes da reunião de alto nível entre os chefes de Estado, Xi expressou seu otimismo quanto à união de mais nações a este mecanismo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“Forjaremos uma parceria estratégica mais forte do Brics, expandiremos o modelo Brics Plus e pressionaremos ativamente pela expansão do número de membros”, enfatizou o líder chines.
“A China está pronta para prosseguir a Iniciativa de Segurança Global juntamente com todos os outros, envolver-se no diálogo e opor-se ao confronto, formar parcerias e não-alianças e procurar resultados vantajosos para todos”, acrescentou.
Durante a Cúpula, a Rússia, a Índia, o Brasil e a África do Sul também manifestaram seu apoio à expansão do bloco, indicando que, ao final do encontro, os BRICS terão novos membros.
O Grupo de Mídia da China (CMG, em inglês), firmou acordos de cooperação com os principais veículos de imprensa africanos na véspera da participação de Xi Jinping na 15ª Cúpula dos BRICS, em Johanesburgo. Estão inclusas nas negociações a União Africana de Radiodifusão e a Corporação de Radiodifusão da África do Sul.
O vice-presidente do Congresso Nacional africano e vice-presidente da África do Sul, Paul Machatile, e o presidente do CMG e vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCCh, estiveram presentes na cerimônia que anunciou os acordos.
O CMG também assinou acordos de cooperação com empresas televisivas da África do Sul, Madagascar, Chade e Uganda.