Durante a primeira sessão plenária desta quarta-feira (23) da Cúpula dos BRICS, em Joanesburgo, África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a denunciar que os países ricos são os verdadeiros responsáveis pelo aquecimento global e as mudanças climáticas, afirmando que o que se conhecia como uma “governança global” para a solução destes problemas foi “esfacelada” ao longo da última década.
“Os grandes responsáveis pelas emissões de carbono que causaram a crise climática foram aqueles que fizeram a revolução industrial e alimentaram o extrativismo colonial predatório. Eles têm uma dívida histórica com o planeta Terra e com a humanidade”, disse.
Nesse sentido, Lula disse que é preciso cumprir os compromissos firmados em protocolos como o de Paris “em vez de terceirizar as responsabilidades climáticas para o Sul Global”.
Na mesma ocasião, o presidente brasileiro, sobre a guerra na Ucrânia, disse que os BRICS têm um papel importante para ajudar a encontrar o caminho da paz. Ele também comentou sobre o uso de recursos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco dos Brics, para o financiamento de países atrasados.