Na edição desta terça-feira (22) do Conversa com o Presidente, Lula confirmou que o governo está negociando o apoio da Rússia e da China para a entrada permanente do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidos (ONU).
“O Brasil reivindica que vários países possam entrar no Conselho de Segurança da ONU como membros permanentes. O BRICS tem cinco países e só um é membro permanente do Conselho, que é a China – e a Rússia, é verdade. Então é preciso que a gente convença a Rússia e a China que o Brasil, a África do Sul e a Índia possam entrar no Conselho de Segurança. Esse é um debate que vamos discutir”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro.
O presidente ainda destacou que, em troca, o Brasil pretende apoiar a entrada de novos países no BRICS, ressaltando que, para isso, quer critérios claros:
“Para a gente possibilitar a entrada de novos países [no BRICS], a gente tem que limitar uma certa coisa que todo mundo concorde, porque se não tiver um grau de compromisso com os países que entram no BRICS vira uma Torre de Babel. Então a gente está construindo isso. Penso que desse encontro aqui deve sair uma coisa muito importante sobre a entrada de novos países. Eu sou favorável à entrada de vários países e a gente vai se tornar forte.”