Desde que a rede Globo existe, a esquerda adota uma máxima correta: “se a Globo, fala, é melhor acreditar no contrário”.
De uns tempos para cá, no entanto, cada vez mais setores da esquerda pequeno-burguesa abandonaram esse princípio de ferro e estão adotando a política da Rede Globo em várias ocasiões. Essa é a esquerda filo-imperialista, que aderiu à propaganda imperialista no Brasil cuja principal via é a Globo.
O jornalista Glenn Greenwald fez uma publicação em seu Twitter que expressa com bastante clareza e precisão a mudança de postura desses setores da esquerda: “O amor que a esquerda tem agora pela Globo é realmente incrível de se ver. Quando criei The Intercept Brasil, toda a esquerda via a Globo como líder do ‘golpe’ de 2016. Mas também: acusaram Moraes em 2017 de ser fascista e racista, e agora o veem como o grande líder: Xandão”.
O amor que a esquerda tem agora pela Globo é realmente incrível de se ver.
Quando criei The Intercept Brasil, toda a esquerda via a Globo como líder do “golpe” de 2016.
Mas tb: acusaram Moraes em 2017 de ser fascista e racista, e agora o veem como o grande líder: Xandão😍 https://t.co/sLDGDtLAsG
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) August 16, 2023
De fato, é incrível que a esquerda, que viu a Globo sendo o principal artífice do golpe que derrubou o governo do PT em 2016, agora considere esse monstruoso conglomerado da comunicação como um porta-voz dos seus interesses. É como se essa esquerda tivesse tomado uma pílula que a fizesse esquecer a história recente do País.
Em um comentário no mesmo post, Glenn lembra, ainda, que sob o novo governo Lula, a Globo voltou a ser a que mais arrecada com os gastos estatais.
Todo influenciador de esquerda ala sobre as estrelas da Globo News como se fossem Beyoncé: pop stars.❤️ Sob Lula, a Globo voltou a ocupar o primeiro lugar na arrecadação de gastos do Estado. Bonner e JN foram constantemente aplaudidos.https://t.co/SmVfiXeNbl
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) August 16, 2023
O problema, no entanto, não é de perda de memória. A penetração, na esquerda pequeno-burguesa, das ideologias imperialistas, como o identitarismo e ecologia, é o mesmo mecanismo que a faz acreditar no que diz a Rede Globo, maior inimiga do povo brasileiro e da própria esquerda. É um resultado da campanha incessante do imperialismo.
Acreditar que a Globo defende os direitos das mulheres, dos negros, dos gays etc é um estado de loucura mental. O problema consiste no seguinte: como a esquerda pequeno-burguesa adotou as questões identitárias como prioridade, ela acaba defendendo a mesma política da Globo, uma política reacionária, mas que tenta s passar por progressista.
Não conheço nenhum país democrático onde um único funcionário do Estado seja venerado por um campo como a esquerda venera Xandão.
Além do quão estranho é dado o que eles chamaram de Moraes em 2017, eles também passaram anos denunciando a "tirania judicial" da Lava Jato.🤷♂️ pic.twitter.com/gAp8qAJ36s
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) August 16, 2023
Assim, começam a defender a censura, a perseguição política dos inimigos, os abusos judiciais. Como bem chama atenção Glenn Greenwald na mesma sequência de post, a mesma esquerda que chamava Alexandre de Moraes, nomeado por Michel Temer, de fascista, racista, golpista em 2017, agora trata-o como um grande herói. As mesmas medidas judiciais ditatoriais que foram denunciadas pela esquerda na época do golpe contra o PT, agora são aplaudidas por ela.
O amor à Rede Globo com certeza tem uma boa parcela de culpa nisso tudo.