Walter Delgatti Neto ficou famoso por ter sido o hacker que revelou todas as maracutaias da operação Lava Jato. A “vaza jato”, como ficou conhecido o escândalo dos vazamentos de conversas entre Sérgio Moro e os procuradores da operação, foi obtida graças à ação de Delgatti.
Na época, quem divulgou as conversas foi o portal The Intercept Brasil, que fez um acordo com a Folha de S. Paulo para que também desse publicidade aos vazamentos.
Apesar da enorme importância do caso, Delgatti foi tratado como um criminoso. Embora desse a notícia, a imprensa golpista tratava com parcimônia as denúncias, com muito mais cautela do que mereceria um escândalo daquele tamanho, afinal, os vazamentos revelavam que a operação que mandou prender o ex-presidente da República e várias outras pessoas era uma enorme farsa judiciária. Ficava claro que a operação Lava Jato era um quadrilha de criminosos, servindo aos interesses do imperialismo norte-americano.
Delgatti foi acusado pelos golpistas, bolsonaristas, lavajatistas de ser petista e defender o “PT corrupto”.
Agora, eis que o Brasil descobre, bestificado, que Delgatti também é amigo de Jair Bolsonaro e dos bolsonaristas.
Esta semana, o hacker não saiu das capas dos jornais. A burguesia, que antes o tratava como um pária, agora acredita em cada palavra que é dita por Delgatti, desde que sirva para incriminar Bolsonaro.
Nessa quinta-feira (17), Delgatti prestou depoimento para CPMI do 8 de janeiro. Ali, denunciou Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente teria tentado contrata-lo para invadir a urna eletrônica. Fez várias outras denúncias.
O hacker, outrora criminoso, transformou-se em quase um herói pela burguesia. Por que? Porque o que está em jogo é a necessidade da burguesia de perseguir Bolsonaro não para ajudar a esquerda, mas com vistas a se livrar dele na eleição. A burguesia precisa que Bolsonaro esteja fora do jogo para tentar emplacar um candidato de sua confiança.
É isso o que está por trás de todas as denúncias contra Bolsonaro. Alexandre de Moraes está muito longe de ser o caçador de fascista que a esquerda pintou. Ele age de modo a mexer nas peças do tabuleiro político para beneficiar a direita.
Por isso, Delgatti agora virou herói. Foi chamado de petista quando vazou as conversas da Lava Jato. Por algum motivo misterioso, Bolsonaro chamou esse “petista” para prestar serviços e fraudar a eleição.