A Rússia viu os valores de seu Produto Interno Bruto crescerem no segundo trimestre do ano, informou o serviço de estatísticas do país, Rosstat, na sexta-feira, apesar da pressão persistente das sanções ocidentais.
Segundo cálculos da agência, a economia cresceu 4,9% em termos anuais. Ele demonstrou uma taxa de crescimento mais alta pela última vez no quarto trimestre de 2021, quando subiu para 5,8%.
O PIB do país voltou a crescer pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2022, quando o indicador cresceu 3%. No entanto, após o início da operação militar da Rússia na Ucrânia e as sanções ocidentais que se seguiram, a economia sofreu quatro trimestres consecutivos de quedas enquanto se ajustava às novas realidades econômicas.
“A economia russa não apenas compensou a queda do segundo trimestre do ano passado (-4,5%), mas também apresentou crescimento ao nível de dois anos atrás ”, disse a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Econômico, comentando o dados.
O maior crescimento foi registrado no volume de negócios de passageiros (+19,8%), volume de vendas no atacado (12,5%), manufatura (11,3%), construção (9,8%) e mineração (1,1%).
“Adicionalmente, a situação estável do mercado de trabalho e o consequente crescimento dos rendimentos reais tiveram um impacto positivo na recuperação da procura de consumo – o volume de negócios total do comércio a retalho, serviços e restauração pública no segundo trimestre aumentou 8,3%, superando o nível de dois anos atrás”, acrescentou o serviço de imprensa.
Segundo Alexander Shirov, chefe do Instituto de Previsão Econômica da Academia Russa de Ciências (IEF RAS), a economia também se beneficiou da alta atividade de investimento de empresas privadas.
“No momento, estamos testemunhando uma recuperação ativa e consistente do crescimento e, até o final do ano, a economia pode muito bem superar a recessão de 2022 ”, disse Shirov à agência de notícias RBK.
De acordo com previsões preliminares do Ministério do Desenvolvimento Econômico, a economia da Rússia deve crescer mais de 2% este ano. O valor está em linha com as últimas projeções divulgadas pelo Banco da Rússia, que em julho previu que o PIB cresceria até 2,5% até o final de 2023.
Fonte: RT