Nesta quinta-feira (10), o Partido dos Trabalhadores inaugurou sua emissora oficial de TV aberta, um marco importante na luta contra a hegemonia capitalista dos meios de comunicação. Diante da dominação burguesa sobre concessões públicas e das dificuldades impostas no meio digital, o maior partido da esquerda brasileira passa a exibir uma programação experimental nas antenas parabólicas digitais no canal 1313.
A ideia se tornou possível depois de uma longa negociação do secretário do PT, Jilmar Tatto, para convencer a direção do partido sobre a viabilidade deste tipo de operação, a qual não necessita de autorização do Ministério da Comunicação. Assim, o PT arrendou sítio em satélites para transmissão de sinal nas antenas parabólicas como tem feito os canais de notícias tradicionais.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já existem no país pelo menos 3 milhões de antenas parabólicas digitais funcionando neste sistema e o público atingido seria da ordem de 20 milhões de pessoas. A estimativa deste mercado é que a difusão por meio de parabólicas digitais atinja 60 milhões de expectadores em menos de 10 anos. O PT busca paralelamente autorização para operar em TV convencional aberta.
O PT já havia tentado uma série de ações estatais para democratização para difusão da comunicação no país como foi a criação da TV Brasil e do conglomerado de rádio e televisão da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) em 2007. Diferente da multi-estatal Telesur criada numa parceria entre os governos da Venezuela, Cuba e Nicarágua, tal iniciativa se mostrou insuficiente diante do contexto do golpe de estado de 2016 que resultou em grandes ataques à comunicação estatal.
Apesar de bastante tardia é preciso destacar a importante atitude do PT, a qual se dá num momento em que os capitalistas impõem por meio de algoritmos uma série de dificuldades para comunicação nas redes sociais. Além disso, a presença digital do PT se concentra principalmente em veículos não oficiais e neste momento há um grande avanço da censura na internet principalmente através da criação da “Lei das Fake News”.
Por outro lado, a imprensa burguesa promove uma perseguição implacável contra o presidente Lula atacando ações como o quadro “Conversando com Presidente”, exibido às terças-feiras no canal TVPT do YouTube, bem como, da página da Brasil contra Fake da Secretaria de Comunicação Social do governo (Secom).
O gesto ousado do PT é o caminho para combater as mentiras dos meios de comunicação hegemônicos dominados pela burguesia, esse é o exemplo que toda esquerda e todas as organizações populares devem seguir. Porém, isso somente não basta, a disputa pela comunicação deve ser ampliada em todas as direções como jornais impressos, revistas, rádio, internet, etc.
É preciso uma ampla luta para colocar os meios de comunicação sob o controle dos trabalhadores, expropriando a burguesia a começar principalmente pela cassação de todas as emissoras de rádio e televisão ligadas à Rede Globo.