Desde junho deste ano está acontecendo, no Senado Federal, a chamada CPI das ONGs. A comissão é uma iniciativa principalmente da direita bolsonarista, visando encontrar alguma relação mais comprometedora do governo e da esquerda com essas ONGs, a maioria ligada diretamente ao imperialismo.
Apesar desse aparente caráter direitista, muitas coisas importantes podem ser descobertas na CPI, e de fato estão. Diferentemente do que acreditam os bolsonaristas, se as investigações se aprofundarem não será a esquerda genericamente a principal afetada, mas os setores que estão ligados ao imperialismo. Nesse caso, setores da esquerda pequeno-burguesa, principalmente agrupados no PSOL, e da direita tradicional, imprensa golpista, banqueiros etc.
Sem dúvida a direita bolsonarista conhece a podridão das ONGs. Muitas revelações importantes estão sendo feitas, ainda que algumas coisas possam ser mera propaganda da direita.
De qualquer modo, a CPI está servindo para denunciar os interesses imperialistas no Brasil.
A deputada federal bolsonarista Sílvia Waiãpi (PL-AP) prestou depoimento nessa terça-feira (1º) e apresentou ums documentação sobre o financiamento do Instituto Iepé, ONG que atua com índios na Amazônia. “O Iepé recebe dinheiro das embaixadas da França e Noruega, da Comissão Europeia, da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Fundação Ford, da Nature Conservancy, da Rainforest Foundation, da Fundação Gordon & Betty Moore, do Internews, Fundo Lira, do GLA (Green Livelihood Alliance), da Nature Conservancy, Talmapais Trust e outras organizações estrangeiras.” (Fonte: Agência Senado). Ela ainda apresentou uma gravação de uma índia da comunidade waiãpi denunciando que o Iepé está impedindo o acesso da comunidade à energia elétrica e internet.
Coisas como essa, se não estão totalmente provadas, parecem ser um retrato bastante próximo do que acontece nessas comunidades. O uso das ONGs por parte do imperialismo também é outro fato que a essa altura parece incontestável.
Por esse motivo a imprensa capitalista não fala nada sobre a CPI. Quem está acostumado com a cobertura dessa imprensa sabe que a abertura de uma CPI no Congresso é motivo para muito alarde, denúncias e escândalos por parte da imprensa. No entanto, isso não acontece com a CPI das ONGs.
Essa imprensa, atrelada aos interesses imperialistas no País quer esconder as denúncias que estão sendo feitas na CPI.
A esquerda, acostumada a se pautar pelo que diz essa imprensa, também ignora o que está acontecendo, quando deveria buscar intervir nessa CPI para que as relações estrangeiras com essas ONGs sejam reveladas.
A esquerda parlamentar vai deixar a extrema-direita capitalizar as denúncias contra os esquemas imperialistas, justo a extrema-direita, que bate continência para a bandeira norte-americana. Por isso, seria preciso intervir e denunciar o que for preciso, mostrando os interesses imperialistas por trás do discurso pseudo-ambiental.





