A inelegibilidade de Bolsonaro, aprovada no TSE, nessa sexta-feira (30) foi motivo de comemoração dos principais meios do monopólio da imprensa capitalista. Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo adoraram o resultado. Era o que a direita tradicional queria.
Deveria ser óbvio para qualquer pessoa, mesmo com pouco experiência política, que tem algo de errado aí. Afinal, por que os maiores inimigos do povo estão comemorando o resultado do julgamento?
No entanto, a esquerda pequeno-burguesa não se convence. Ignora os fatos, ignora o perigo e aplaude junto com os inimigos do povo, a decisão do TSE. Essa esquerda assinou de vez o atestado de que está dominada pela direita pró-imperialista.
Existem explicações profundas para essa dominação mental da esquerda. Provavelmente uma delas é uma covardia típica da classe média. Com medo de lutar com seus próprios meios, sem confiar numa mobilização das massas, e principalmente acreditando na propaganda de que o espantalho Bolsonaro é o pior inimigo do mundo, ela sente alívio quando a própria burguesia atua, colocando toda a máquina autoritária em movimento.
O medo imediato do espantalho Bolsonaro faz com que essa esquerda de classe média não percebe o perigo muito maior, muito mais ameaçador que é essa máquina de repressão do Estado dominado pela direita pró-imperialista.
Por isso a esquerda, que adora repetir a famosa frase atribuída a Leonel Brizola de que tudo o que a Globo fala devemos fazer diferente, está repetindo exatamente o que a Globo está dizendo.
É vergonhoso, mais uma vez, o papel da esquerda pequeno-burguesa.
Mesmo com toda essa cegueira ideológica, é preciso explicar quantas vezes forem necessárias que Globo, Folha, Estadão e outros são os maiores inimigos do povo. Foram eles que apoiaram o golpe militar de 64 e todas as medidas ditatoriais feitas pelo regime militar. Foram eles que manipularam as diretas já em 1984, foram eles que deram a vitória a Fernando Collor de Melo contra Lula, numa manipulação grotesca em 1989, foram eles que sustentaram os governos de FHC que destruiu a economia nacional. Foram eles que deram o golpe de Estado criminoso em 2016. Portanto, foram eles os responsáveis pelo bolsonarismo.
Como é possível que uma esquerda esteja comemorando junto com esses inimigos do povo? Como é possível acreditar que eles querem o bem do povo?
Só isso já deveria ser o suficiente para questionar o julgamento político de Bolsonaro. Por pior que ele seja – e ele é muito ruim – a esquerda nunca deveria estar alegre junto com os inimigos do povo.