Na última quinta-feora (22), o Parlamento canadense aprovou um projeto de lei que vai obrigar as chamadas big techs a pagar os jornais responsáveis por notícias publicadas nas redes sociais.
Frente a isso, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou que os usuários no Canadá não poderão mais veicular notícias em suas plataformas.
“Hoje, estamos confirmando que a disponibilidade de notícias será encerrada no Facebook e no Instagram para todos os usuários no Canadá antes que a Lei de Notícias On-line entre em vigor”, informou a Meta em um comunicado.
Um projeto similar avançou nos Estados Unidos. O Comitê Judiciário do Senado norte-americano aprovou, em 15 de junho, um projeto que obriga as empresas como o Google e o Facebook a pagarem por notícias compartilhadas.
Todas as medidas que servem para garantir o controle dos monopólios da comunicação, ou seja, da imprensa imperialista. Um ataque às redes sociais que, desde o seu surgimento, democratizaram a informação, apresentando-se como uma alternativa às mentiras dos grandes jornais.