Logo após a realização da III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, que teve como uma das principais reivindicações a liberdade de Zé Rainha, militante da Frente Nacional de Luta (FNL) preso injustamente em março deste ano por lutar pelos direitos dos sem terra, o companheiro recebeu um habeas corpus e foi solto.
O fato demonstra a importância da Conferência que, reunindo milhares de pessoas de todo o País na Quadra dos Bancários, em São Paulo, impulsionou a luta dos oprimidos em prol de suas reivindicações. Um movimento mais do que necessário frente à sabotagem com a qual sofre o governo Lula neste momento que, emparedado, não consegue avançar na luta pelos direitos do povo.
Como agradecimento, Zé Rainha enviou um áudio para a Direção Nacional do Partido da Causa Operária (PCO) agradecendo o esforço da militância do Partido na luta pela liberdade do dirigente sem terra.
A equipe do Diário Causa Operária (DCO) obteve a mensagem com exclusividade e, abaixo, reproduz os agradecimentos de Zé Rainha. Confira:
“Fiquei sabendo de todo o trabalho que vocês fizeram e, em nome da nossa organização, da nossa militância, da FNL, gostaria de estender toda a minha gratidão à solidariedade revolucionária de vocês. Vamos continuar tendo divergências, tendo opiniões diferentes, mas o projeto é o mesmo, camaradas.
Não tem jeito de fazer a reforma agrária se não fizer a luta de classes, não tem jeito de fazer a reforma agrária se não fizer a revolução nesse País. E não tem jeito de fazer a revolução e fazer socialismo se você não pagar com a liberdade ou com a morte. Assim foi com os milhares e milhares de lutadores do povo.
Minha gratidão! Um forte abraço a toda a militância do PCO, extraordinário trabalho, parabéns! Obrigado mesmo, camaradas.”