Estamos a menos de um dia para começar o maior evento da esquerda nacional neste ano de 2023. Com mais de 2000 pessoas confirmadas para a III Conferência Nacional dos Comitês de Luta que acontecerá nos dias 9,10 e 11 de junho na quadra dos bancários em São Paulo. A expectativa é grande e a mobilização para organizar tudo está a mil por hora.
Estão sendo organizadas caravanas de todo país. Ou seja, teremos concentrados na capital paulista militantes, lideranças, organizações, partidos e movimentos sociais e sindicais dos quatro cantos do Brasil. No primeiro dia (9) chegam os primeiros ônibus e o credenciamento para participar da atividade será praticamente o dia todo. Para alojar, receber e alimentar essa grande quantidade de pessoas está sendo formado um verdadeiro batalhão de militantes.
No segundo dia, logo pela manhã, ainda chegarão caravanas. A primeira mesa de debate começa a partir das 9h. O evento segue por todo o dia, durante esse período acontecerão cinco mesas de debates. No final do dia as apresentações artísticas tomarão conta do palco principal, adentrando a noite com uma atividade social para relaxar e descansar os companheiros que viajaram quilômetros para participar desta grande conferência.
As mesas do primeiro dia (10/06) de atividade já foram organizadas: 9h – Luta pela terra Moradia e em defesa dos povos indígenas: com lideranças dos movimentos do campo e da cidade; 11h – A Luta por Educação e Saúde Públicas: Heleno Araújo, presidente da CNTE; senadora Tereza Leitão do PT-PE; deputada e professora Bebel, presidenta da Apeoesp;
Após o almoço: 14h – A luta por salário e emprego: deputado Vicentinho (PT) – ex-presidente da CUT Nacional; Paulo Cayres, secretário sindical nacional do PT, Antônio Carlos Silva da Corrente Sindical Nacional Causa Operária; 17H – Economia e soberania nacional: Rui Costa Pimenta, presidente do PCO; Roberto Requião (PT-PR); representante da Auditoria Cidadã da Dívida.
No sábado teremos café da manhã cedido pela organização do evento. O almoço e o jantar terão um valor simbólico de R$ 15. O alojamento está organizado da seguinte forma: para aqueles que fizeram a inscrição pelo formulário poderão acampar na quadra dos bancários (local do evento). Haverá alojamento solidário entre os camaradas que moram em São Paulo, alojamento este para idosos, casais com crianças ou deficientes. Para outros, a organização está disponibilizando uma lista com hotéis próximos do evento com preço acessíveis para os trabalhadores.
No domingo, a III Conferência segue no seguinte formato: 9h – Plenárias setoriais: Sindical; Juventude; Luta por Terra e Moradia; Mulheres; Negros e Cultura. 11h – Plenária final: deliberação das propostas da Conferência para a luta do próximo período; 14 – Ato de luta contra o imperialismo com representantes de diversos países. Café da manhã cedido pela organização do evento e almoço comunitário.
Enfim, este é momento de organizar toda esquerda nacional para colocar os pingos nos is e nos prepararmos para ajudar o governo Lula a enfrentar a direita golpista e o imperialismo que ameaça o presidente eleito pelo povo para fazer uma política voltada para os trabalhadores. Somente a mobilização popular pode levar o governo cada vez mais à esquerda e manter de pé as propostas de campanha em prol da população mais pobre e oprimida.