O Senado americano aprovou de última o limite de gastos do governo federal antes do prazo se esgotar. A votação no senado foi de 63 a 36 votos e ocorreu após a votação no Câmara dos deputados. Joe Biden deve assinar a medida.
Sem a aprovação do novo teto, a encomia americana entraria em default em sua dívida de US$31,4 trilhões, o prazo estava apertado, venceria neste 5 de junho. Com um calote, o governo americano poderia ficar limitado em pegar empréstimos ou pagar suas dívidas, bem como deflagrar um desastre financeiro internacional.
A desconfiança sobre o dólar tem feito muitas economias a baixarem suas reservas da moeda americana. Durante as últimas semanas, houve um grande embate entre democratas e republicanos sobre a questão do aumento do teto da dívida. O governo Biden, precisará cortar gastos públicos o que deve prejudicá-lo para as eleições presidenciais do próximo ano, quando Joe Biden deverá concorrer à reeleição enfrentando, caso não haja surpresas, Donald Trump, candidato republicano derrotado na última eleição.
Joe Biden nasceu em Scranton, Pensilvânia e serviu o Senado por mais de 35 anos antes de se tornar presidente em 2021, vencendo Donald Trump numa eleição muito crítica.
Donald Trump, nascido em Queens, Nova York, é um magnata empresarial, autor e personalidade de televisão que se tornou presidente dos Estados Unidos em 2017. Por suas posições de extrema-direita e demagógicas sobre temas de costumes, ele continua a ser uma figura essencial na política americana, apesar da derrota eleitoral em 2020.