O dólar continua sofrendo derrotas, principalmente porque Rússia e China decidiram trabalhar essa questão dentro dos BRICS. Recentemente, mais países decidiram abandonar a moeda americana: Laos, Paquistão, Argentina e Brasil, reforçando a crise mundial do sistema de dominação econômico do imperialismo, sobretudo o norte-americano.
Além desse abandono do dólar, um dos panos de fundo da moeda americana foi a tentativa de sancionar a Rússia sem sucesso. O país conseguiu driblar o bloqueio e vender seu gás e petróleo para países como a Índia, China, o próprio Japão.
A dívida pública americana aumentou a desconfiança e muitos países, como Argentina e Arábia Saudita, estão se desfazendo de suas reservas internacionais.
Completando o quadro, Washington segue pedindo dinheiro emprestado da China e utiliza o dinheiro em seu complexo militar, o que só tem agravado a questão da dívida.
A situação se desenvolve também na América Latina. Em encontro com os principais países da região sul, Lula afirmou que é preciso ter uma moeda única que não esteja ligada ao Dólar para a comercialização entre os países. Além disso, o presidente brasileiro também defendeu a criação de uma moeda única no BRICS, o que representa importante parte do comércio mundial, um duro ataque ao imperialismo.