Em meio às tensões e violentos embates no Kosovo, a OTAN disse nesta terça-feira (30) que enviará mais 700 soldados e colocará outro batalhão em alerta máximo para entrar no norte do país.
O anúncio da aliança vem um dia após mais de 30 soldados aliança e 52 manifestantes terem sido feridos em confrontos. Entretanto, a aliança não forneceu detalhes sobre quando isso aconteceria ou o número de soldados envolvidos, de acordo com a Reuters.
As forças da KFOR entraram em duro confronto com sérvios. Os embates, ocorridos na cidade de Zvecan, começaram quando sérvios protestavam em frente à administração da cidade.
Também nesta terça-feira (30), dezenas de soldados da KFOR em equipamento antimotim dos Estados Unidos, Polônia e Itália garantiram um prédio municipal enquanto os sérvios protestavam contra o prefeito albanês.
Sua reclamação é o resultado das últimas eleições locais boicotadas por sérvios, em mais um capítulo de tensões com os albaneses kosovares.
A OTAN já tem cerca de 4.000 soldados atualmente em Kosovo e o secretário-geral Jens Stoltenberg disse que foi tomada a decisão de enviar mais.
Mais cedo, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que o contingente da força de paz KFOR da OTAN se tornou um fator de agravamento da situação por demonstrar seu pouco profissionalismo.
Fonte: Sputnik