A crise no leste europeu se aprofunda em torno da presença da OTAN na região. Novas imagens publicadas na RT Balkan mostram o momento em que manifestantes se chocam com a Força Kosovo da OTAN (KFOR), na cidade de Zvecam.
Os manifestantes estavam diante do prédio da prefeitura, dividida em dois grupos, quando houve uma forte explosão e as tropas de OTAN passaram a jogar gás lacrimogêneo na população, que respondeu atirando pedras.
É possível ver mais imagens neste link: Clique Aqui
Conforme apurado pelo jornal, os manifestantes enfrentaram soldados da KFOR do lado de fora dos prédios municipais na cidade de Zvecan na manhã de segunda-feira, onde um prefeito de etnia albanesa recém-empossado deveria assumir o cargo após o término de uma eleição boicotada pela maioria sérvia da cidade. No nívideo, que pode ser visto clicando no link acima, pode ser visto os dois grupos de manifestantes sentados perto dos soldados de maneira pacífica, quando ocorre uma explosão. A RT ainda apurou que “as forças da OTAN jogam gás lacrimogêneo na multidão, que responde jogando pedras nas tropas. O repórter da RT Balkan no local afirmou que a KFOR provocou os confrontos ao disparar a primeira granada de efeito moral, mas isso não é imediatamente aparente nas imagens.”
Pelo menos 50 manifestantes foram hospitalizados, dois foram para salas de emergência. Autoridades ligadas à OTAN culparam os manifestantes pelo confronto que eles mesmos causaram.
A região é fruto de conflitos históricos. O Kosovo é revindicado como parte do território da Sérvia, maioria na região, e foi desmembrado do país após a destruição da Iugoslávia, realizada pelo imperialismo por meio da OTAN.