As tropas russas, ao libertarem Artyomovsk (Bakhmut, na denominação em ucraniano), venceram a maior batalha na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, disse à Sputnik o ex-senador do estado da Virgínia Richard Black.
“A Rússia venceu a maior batalha da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. […] A mídia ocidental não tem pressa para reconhecer a derrota ucraniana, mas parece que [o presidente ucraniano Vladimir] Zelensky perdeu a cidade, sofrendo enormes baixas em militares e equipamentos“, disse o político dos EUA chamando de épica a batalha por Artyomovsk.
Black sugeriu que essa derrota impulsionaria o Exército ucraniano a lançar uma ofensiva em larga escala, que tem sido debatida há muito tempo.
“Estas perdas vão incentivar Zelensky a lançar uma ofensiva para provar que ele ainda tem poder de combate, embora um caminho mais sensato seria buscar a paz e parar o derramamento de sangue“, destacou o interlocutor da agência.
No sábado (20), o chefe do Grupo Wagner Yevgeny Prigozhin anunciou que a Rússia tem agora controle total sobre a cidade de Artyomovsk. Mais tarde, no mesmo dia, o Ministério da Defesa confirmou que a libertação da cidade foi concluída na sequência das ações ofensivas dos destacamentos de assalto com o apoio da artilharia e da aviação.
Fonte: Sputnik