Robert Francis Kennedy Junior apresentou sua documentação eleitoral para concorrer à presidência dos EUA em 2024 como democrata em 05 de abril, e já é praticamente tão popular quanto o atual presidente entre os estadunidenses.
Em poucos dias após ter lançado sua candidatura, RFK Jr. já alcançou a aprovação de 35% dos eleitores, enquanto Joe Biden possui 36% da aprovação.
Robert F. Kennedy Jr tem 69 anos e é filho do senador assassinado Robert F. Kennedy, irmão do ex-presidente assassinado John F. Kennedy.
Durante seu discurso quando anunciou sua candidatura, RFK Jr. falou sobre sua posição em relação às vacinas. Seus oponentes o acusam de ser um anti-vacina, no entanto, RFK Jr. pontuou que ele não é contra vacinas, ele é a favor de vacinas seguras:
“As pessoas que defendem vacinas mais seguras não devem ser marginalizadas ou denunciadas como anti vacinas. Eu sou pró-vacina. Eu vacinei todos os meus seis filhos. Acredito que as vacinas salvaram a vida de centenas de milhões de seres humanos no século passado e que uma ampla cobertura vacinal é fundamental para a saúde pública. Mas quero que nossas vacinas sejam o mais seguras possível.”
Em março, quando RFK Jr. disse em seu Twitter que considerava concorrer à presidência, ele disse: “se eu concorrer, minha principal prioridade será acabar com a fusão corrupta entre Estado e poder corporativo que arruinou nossa economia, destruiu a classe média, poluiu nossas paisagens e águas, envenenou nossos filhos e roubou nossos valores e liberdades”. E também em março ele disse para uma multidão em New Hampshire que havia “superado o maior obstáculo”, sua esposa aceitara sua candidatura.
A posição de RFK Jr. em relação à guerra na Ucrânia é vista como uma alternativa sã pelo eleitorado estadunidense, ele promete “buscar a paz imediata no conflito Ucrânia-Rússia, porque todos nós entendemos que, além da extensão dos caminhos destrutivos do império, não há explicação lógica de por que devemos apostar tudo, incluindo o futuro da espécie humana, nesse confronto específico”.
RFK Jr., em relação à liberdade, deixa claro que combaterá a censura, destacando que “restaurar toda a Declaração de Direitos após as repetidas crises do século atual, são pré-requisitos para promover um corpo político saudável que possa resolver diferenças internas sem que cada questão se transforme em um impasse partidário”.
RFK Jr. falou de improviso por quase 2h, e pontuou: “Isso é o que acontece quando você censura alguém por 18 anos. Tenho muito o que falar.”
RFK Jr. mostra possuir posições críticas a respeito da indústria farmacêutica e da guerra na Ucrânia que, apesar de serem pura demagogia, aproximam a população de sua figura. Isso porque não existe uma verdadeira esquerda nos EUA, o que coloca os trabalhadores à mercê ou da extrema-direita, ou de figuras do Partido Democrata menos ligadas ao sistema, como é o caso do filho de Bobby.
Joe Biden é o presidente estadunidense com a menor aprovação na história do país. Uma comparação gráfica realizada mostra o desastre que é o governo Biden, mais um indício da profunda crise pela qual passa os Estados Unidos neste momento.