BT, multinacional britânica de telecomunicações, anunciou que cortará 55 mil empregos até 2030. A justificativa da empresa é a digitalização de processos da companhia, substituindo assim sua força de trabalho.
A empresa conta com 130 mil funcionários, seria um corte de 42% na folha de pagamento, quase metade do pessoal. Já se pode antever que os cortes serão de trabalhos diretos e indiretos, ou subcontratados.
A BT é a segunda maior empresa de telecomunicações no Reino Unido. No entanto, não é única que está promovendo esse tipo de atitude.
A Vodafone, uma operadora de telefona, diz que fará 11 mil demissões no próximo ano. A crise na Ucrânia tem abalado a economia de outros países, o Reino Unido é um desses casos.
Não é o povo o responsável pela crise capitalista e, logo, não deve ser o povo o encarregado por pagar pela crise. É preciso lutar pela redução da jornada de trabalho sem a redução salarial, uma vez que isso criará milhões de novos postos de trabalho, solucionando boa parte do problema do desemprego
Para mais informações sobre esse assunto, assista ao programa Resumo do Dia: