Os presidentes da Rússia e do Irã, Vladimir Putin e Ebrahim Raisi, respectivamente, participaram nesta quarta-feira (17) de uma cerimônia de assinatura do acordo para a construção conjunta de uma ferrovia ligando Rasht a Astara, através do território iraniano. Putin participou por videoconferência.
Essa via-férrea irá conectar portos russos no Báltico e nos mares do norte a portos iranianos no Golfo Pérsico e no Oceano Índico.
Putin comemorou porque, segundo disse, essa é uma ideia que começou a ganhar vida. Em seu discurso agradeceu a Raisi por sua participação no acordo. O presidente russo afirmou também que a obra irá fortalecer a segurança alimentar não apenas do Irã, mas também de países africanos.
O Oceano Índico oferece uma via mais rápida ao continente africano acessando a região do Chifre da África.
Vladimir Putin é uma figura dominante na política russa há muitos anos, tendo servido como presidente e primeiro-ministro do país.
Ebrahim Raisi é um jurista e político iraniano que foi eleito presidente do Irã em 2021. Anteriormente, ele havia ocupado vários cargos importantes no judiciário iraniano, incluindo procurador-geral e chefe do poder judiciário.