Moscou considera a apreensão uma violação da Convenção de Viena de 1961 sobre Relações Diplomáticas.
A Rússia citou a acusação de negócios da Embaixada da Polônia, Jacek Sladewski, na terça-feira para protestar contra “tomá-lo à força” de um prédio escolar russo em Varsóvia ( capital ) em 29 de abril.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que este é mais um passo para “destruir para o fundo” as relações entre os dois países e que “Nossa retaliação os fará pensar nas consequências de sua política de longo prazo”.
A Rússia alertou recentemente a Polônia com consequências “duras” após o confisco do prédio que abrigava uma escola secundária para os filhos do corpo diplomático russo.
Moscou considera a apreensão como uma nova ação hostil da Polônia, uma violação da Convenção de Viena de 1961 sobre Relações Diplomáticas e “um ataque à propriedade diplomática russa na Polônia”.
Segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, Lukasz Jasina, o confisco ocorre “com base em uma decisão judicial que concede ao Estado polonês a propriedade deste edifício, que a Embaixada da Rússia ocupa ilegalmente há anos”.
As relações entre Moscou e Varsóvia se deterioraram nos últimos anos, aumentando com a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, nação que a Polônia apoiou, mesmo com armas pesadas.
Fonte: TelesurTV