O presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, lamentou a morte do cantor norte-americano e amigo da Revolução cubana Harry Belafonte.
Na sua conta no Twiter, Diaz-Canel escreveu que com a dolorosa partida de Harry Belafonte, 96, Estados Unidos e o mundo perdem um grande artista e um ser humano extraordinário, e o povo de Cuba se despede de seu amigo solidário e inesquecível.
“Os nossos mais sentidos pêsames aos familiares e amigos”, ressaltou o chefe de Estado na rede social.
Comprometido com a causa contra a discriminação racial, Harry Belafonte compartilhou com seu amigo Martin Luther King Jr. a luta pelos direitos civis nos EUA no começo dos anos 1960.
E junto com outras personalidades do âmbito musical, utilizou sua voz para exigir o fim da fome através da canção We Arte de The World (1985).
Amigo de Cuba e de seu líder histórico Fidel Castro, o artista foi um dos precursores das pontes de solidariedade com a Ilha e o fortalecimento das relações entre seus intelectuais.
Desde seu espírito como defensor das causas justas, mostrou apoio ao povo cubano quando pediu em discurso a libertação de cinco combatentes cubanos contra o terrorismo presos nos Estados Unidos com longas sentenças de cadeia.
Fonte: Radio Havana Cuba