Havana, 16 abril (RHC).- O presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, compareceu neste domingo ao ato pelo 62º aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução.
Na esquina de 23 e 12, em Havana, onde foi proclamado o socialismo em 16 de abril de 1961, dirigentes do Partido Comunista de Cuba, do Governo, e a população recordaram o acontecimento que marcou o curso ideológico do processo de transformação que tinha começado na Ilha a 1º de janeiro de 1959.
Ao fazer uso da palavra, Roilán Rodriguez Barbán, membro do Comitê Provincial do Partido Comunista de Cuba, destacou a importância de manter vivas aquelas gloriosas páginas da história da nação como força motriz do coração popular, para alcançar novas vitórias e conquistas.
Em nome dos veteranos daquela epopéia, o coronel da reserva Armando Martínez Álvarez, relembrou detalhes daqueles dias em que brilhou o pensamento estratégico do comandante em chefe Fidel Castro, chave na primeira grande derrota do imperialismo norte-americano no continente.
O ato também contou com a presença de representantes da União de Jovens Comunistas, da Associação de Combatentes da Revolução Cubana, das Forças Armadas Revolucionárias, do Ministério do Interior e das organizações de massas.
A data foi o início da primeira derrota do imperialismo na América Latina que se consolidaria em 19 de abril em Playa Girón, onde tinha começado a invasão mercenária como parte de uma operação da Agência Central de Inteligência dos EUA.