On this episode of 'this did not age well':
Senator Joe Biden in 1997 mocked Russia's concerns on NATO expansion and said it is not an option for Russia🇷🇺 to deepen ties with China🇨🇳, and Russia's only option is to look West.
Now Russia has a 'no-limits' partnership with China,… pic.twitter.com/ig9aY7f9Yr
— Going Underground (@GUnderground_TV) April 16, 2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, menosprezou as preocupações da Rússia com a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste Europeu quando era senador, em 1997.
“Eles [Rússia] disseram que não queriam a expansão da Otan por não ser do interesse de segurança deles e assim por diante. E disseram: ‘Bem, se você fizer isso, talvez tenhamos que olhar para a China. E não poderia deixar de usar a expressão local do meu estado para dizer ‘Muita sorte no seu último ano’”, disse em discurso….
Biden afirmou ter dito também que, caso a proximidade com a China não “funcionasse”, os russos poderiam tentar o Irã. “Estou falando sério. Eu disse isso a eles. Eles sabem, eu sabia, eles sabiam, todo mundo sabe, isso não é uma opção [se aliar com a China]”, acrescentou.
Com isso, é possível demonstrar o tamanho da crise do imperialismo. A situação saiu completamente do controle dos EUA que já não conseguem controlar os países atrasados como antes. A aliança da China com a Rússia que era visto como algo extremamente improvável pelo Joe Biden, um dos líderes do estado norte americano, se tornou realidade. Não somente isso, como esses dois países se tornaram os maiores parceiros comerciais entre si nos últimos tempos e estão fortalecendo novamente a aliança dos BRICS contra opressão da OTAN que se manifesta por meio de embargos econômicos e políticos aos países que têm uma política externa independente.