Durante entrevista para a TV 247, o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse que o presidente Lula, logo após voltar de viagem da China, irá começar a fazer “lives” semanais, com o claro objetivo de rebater as mentiras do Partido da Imprensa Golpista (PIG). Outro ponto levantado pelo ministro é a remontagem da programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que foi encontrada “destruída”.
Nesse momento, o entendimento de que o PIG é um inimigo claro do governo já é um avanço. Nos governos anteriores do Partido dos Trabalhadores havia pessoas e lideranças do partido que acreditavam que a Folha de S.Paulo era amiga do governo. E mais: chegaram a afirmar que o governo não precisava de uma imprensa própria pois já tinham o Globo. “Não podemos ter a ilusão de achar que a mídia comercial será nossa aliada”, disse agora Pimenta.
No Brasil, estamos diante de uma imprensa totalmente servil ao imperialismo. Os ataques que fazem a países como Cuba, Nicarágua, Venezuela e outros que fazem frente ao capachismo norte americano é surpreendente. A campanha é gigantesca. Qualquer governo que dê qualquer aceno às reivindicações dos trabalhadores será alvo dessa imprensa venal.
Para além das conversas semanais, o governo deveria ter um projeto de democratização da imprensa. É preciso acabar com todos os privilégios da imprensa golpista
.