Às vésperas de completar 44 anos de existência, está nas ruas o jornal mais antigo e tradicional da esquerda brasileira, com regularidade semanal desde 2007. A partir de suas primeiras edições ainda em mimeógrafo até os dias atuais, o jornal Causa Operária passou por diversas transformações em sua aparência, mas sempre mantendo a coerência na linha política, que tem como fundamento o marxismo, por isso ao se ter acesso a uma edição antiga é com naturalidade que o leitor encontra uma linha de continuidade nas edições atuais.
Desde a sua edição 1228, de 22 de agosto de 2022, o Causa Operária passou por sua transformação mais significativa em toda sua existência. Naquele momento, depois de uma ampla discussão nas instâncias partidárias, o jornal foi dividido em duas publicações. A primeira é continuidade do próprio Causa Operária, apenas que numa versão popular, com menor número de páginas e vendida a R$ 1,00, com o objetivo de atingir as camadas operárias, populares e estudantis muito mais amplamente.
A segunda, uma publicação quinzenal, o Dossiê Causa Operária, é uma revista que aborda de uma maneira muito mais aprofundada – o que não pode ser feito em um jornal popular – os temas fundamentais da situação política, mas, também, de economia, história, cultura esportes, entre outros. O Dossiê, cumpre, ainda, um outro papel fundamental, que é o de subsidiar o jornal, afinal, com preço de capa a R$ 1,00, não é possível garantir a sua produção e distribuição nacionalmente. Inclusive, no momento, a militância do Partido está empenhada em uma campanha nacional para atingir duas mil assinaturas anuais (digital ou física) do Dossiê, a fim de garantir por igual período a confecção de 10 mil jornais e ainda um suplemento periódico a ser distribuído gratuitamente.
Na presente edição do jornal Causa Operária, o eixo fundamental é a campanha em torno da Conferência dos Comitês de Luta a ser realizada em São Paulo entre os dias 9 e 11 de junho, uma ação que visa mobilizar as organizações dos trabalhadores da cidade e do campe e a juventude na defesa de pautas de atendimento dos interesses da população apresentadas pelo então candidato Lula e agora, em seu governo, não estão sendo implementadas devido ao boicote aberto dos mesmos setores que derrubaram a presidenta Dilma e prenderam Lula.
A edição traz ainda entre os temas a defesa do fim da tutela dos militares sobre o regime político, os trágicos acontecimentos em uma creche de Blumenau, a suspensão da reforma do ensino médio pelo presidente Lula, entre outros. Os temas internacionais abordam as relações do Brasil com a China e a Rússia, e ainda a crise do imperialismo norte-americano expressa na tentativa de prender o ex-presidente direitista Donald Trump.
Há, também, uma promoção que o leitor não pode perder. Na assinatura do Dossiê Causa Operária, o assinante recebe gratuitamente por igual período, o jornal.
Participe dessa luta conosco. Adquira e assina a imprensa operária.
A assinatura pode ser feita nos link:
Site: https://dossieco.org.br/