Fontes iemenitas informaram na sexta-feira (07) que a Arábia Saudita convocou o chefe e os membros do Conselho Presidencial de Liderança do Iêmen no aniversário do Conselho anunciado por Riad.
Fontes iemenitas disseram ao Al Mayadeen que Riyadh informou o presidente e os membros do Conselho de Liderança Presidencial sobre suas reuniões sem aviso prévio com o governo de Sanaa.
As fontes apontaram que o ministro da Defesa da Arábia Saudita, Khalid bin Salman, informou o chefe do conselho de liderança e os membros do conselho sobre uma solução para uma saída da guerra contra o Iêmen durante sua reunião de ontem.
Por sua vez, o embaixador saudita no Iêmen informou o Presidente e os membros do Conselho de Liderança sobre os detalhes do entendimento sem aviso prévio de Riyadh com Sanaa e seus resultados.
As fontes apontaram que a visão saudita da solução permite a extensão da trégua no Iêmen por mais um ano, de acordo com Sanaa, acrescentando que “a visão prevê estender a trégua em troca da entrega de salários [empregado], unificando a moeda e abrindo completamente o porto de Al-Hudaydah”.
As fontes explicaram que uma extensão do trégua com essas novas condições será seguido por um anúncio oficial saudita do fim da guerra e a cessação de sua interferência no Iêmen.
Da mesma forma, as fontes relataram que, após uma declaração oficial para o fim da guerra, uma rodada de consultas iemenita-iemenita começará sob a supervisão da ONU e o patrocínio saudita, e que as consultas procurarão chegar a um acordo sobre uma fase de transição por um período de dois anos.
As fontes enfatizaram que a visão saudita se baseia na discussão, durante o período de transição, da forma futura do estado e do governo no poder, acrescentando que a visão saudita de uma solução de acordo com seu entendimento com Sanaa ainda está sendo discutida e é quase final.
As fontes declararam que Riad informou o Conselho de Liderança Presidencial de sua decisão de encerrar a guerra e concluir o arquivo iemenita permanentemente.
Anteriormente, um membro do departamento político do movimento iemenita Ansar Allah, Abd al-Wahhab al-Mahbashi, confirmou que o acordo iraniano-saudita é positivo, e que isso terá um impacto no Iêmen.
Fonte: Al Mayadeen English, tradução do Diário Causa Operária





