O novo presidente Petr Pavel está para assumir a nova presidência substituindo o antigo presidente Miloš Zeman. o chefe do estado-maior do Exército tcheco, major-general Karel Řehka, entregou uma avaliação anual do ano anterior para os principais líderes militares em Praga no final de fevereiro. E fez as seguintes declarações:
“Se – e eu digo se – estourar uma guerra entre a aliança e a Rússia, seremos um participante ativo desde o primeiro minuto. Uma grande parte do nosso exército irá lutar de acordo com os planos militares da aliança. Nosso território se tornará uma importante zona de trânsito e apoio. Caberia a nós, soldados, garantir que essa zona fosse segura e pudesse funcionar.”
E continuou:
“O fornecimento de ajuda militar e humanitária foi e continua sendo muito importante para os ucranianos; especialmente no início da guerra, quando em termos práticos nosso país e a Polônia eram os principais países que ofereciam esse apoio. A soma total do nosso apoio – cerca de 500 milhões de CZK – prova que não somos indiferentes à Ucrânia.”
Os tchecos sofreram uma enorme campanha de propaganda contra a Rússia nos últimos anos. Na época da pandemia foram retiradas estátuas de heróis russos na cidade de Praga. Fora que pequenos grupos fascistas estão sempre presentes nas manifestações do partido comunista para intimidá-los. Este mesmo grupo atuou algumas vezes para expulsar o candidato Andrej Babiš (Trump Tcheco) de lugares públicos onde ele queria fazer discursos na campanha eleitoral. Como o país é próximo a Ucrânia e fez parte da URSS, então o discurso absurdo de que a Rússia queria reconstruir a URSS e conquistar toda a Europa foi bastante aceita pelo público. Já a Europa ocidental não liga muito para guerra e o discurso de medo de um possível ataque é bastante distante do coditiano deles. Então uma expectativa de derrota da Ucrânia levaria um maior questionamento dos envios de armas da Europa ocidental para a Ucrânia.
O novo presidente da República Tcheca, general Pavel, tem uma enorme populariedade vinda da classe média e alta, conquistada pela enorme campanha de propanganda contra Rússia. Ele pressionará os outros países da ocidente a participar mais da guerra, assim como tem feito a Polônia e o proprio Zelensky que é um marionete dos EUA. Obviamente o novo presidente colocará os custos da guerra sobre sua população. Já existe uma campanha para uma nova reforma da previdência tcheca para diminuir os custos do Estado e sobrar mais dinheiro para a guerra. E se a OTAN entrar em uma guerra total contra Rússia, então provavelmente os tchecos serão usados como ucranianos foram usados pelo imperialismo.