A Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas, liderada pelos EUA, foi lançada nessa sexta-feira (27/01) com a presença de representante de 12 países. Duas das maiores economias do continente, Brasil e Argentina não fazem parte desse grupo.
Anunciada em junho do ano passado pelo presidente Joe Biden, a proposta de criação desse bloco não foi capaz de reunir nem metade dos países do continente americano e possui menos adesão que o plano da China de investimentos na região, o denominado Um Cinturão, Uma Rota, que tem 21 nações.
Na declaração de lançamento do bloco está destacado o seguinte: A Aliança das Américas impulsionará nossa cooperação econômica mais profunda e promoverá ideias ousadas com ações claras para promover nossa visão de desenvolvimento, democracia e prosperidade compartilhada. Pretendemos que a Aliança seja uma iniciativa aberta e inclusiva e que se expanda no futuro para outros parceiros do hemisfério que compartilhem nossa visão, metas e compromisso com uma agenda ambiciosa de crescimento econômico sustentável e resiliência hemisférica”.





