De acordo com dados do Deter, sistema de alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (27/01), a Amazônia perdeu 99km² de floresta neste mês de janeiro. Os números registrados apresentados dados computados até o dia 20 de janeiro, a previsão é de que eles aumentem até o fim do mês. No entanto, os dados ainda são bem abaixo do que foi registrado no ano anterior, no mesmo período, sob a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando foram registrados 430 km² de floresta desmatada.
Esse dado é o terceiro mais baixo já divulgados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que começou a trabalhar com esses números no ano de 2015. Em 2017, foram registrados 58,2 km² de floresta derrubadas e, e, 2021, foram 82,8 km².
As primeiras ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Amazônia começaram na semana passada, com funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liderando operações contra o desmatamento nos estados de Pará, Roraima e Acre.