A Portuguesa se manifestou nas redes sociais sobre a morte do craque Pelé, aos 82 anos, confirmada na tarde desta quinta-feira 29 de dezembro de 2022. O clube rubro-verde prestou condolências aos familiares e ressaltou a importância do Rei do Futebol para o esporte.
“Descanse em paz, Rei! Nossas condolências e solidariedade à toda família, amigos e fãs do eterno Rei Pelé. Um símbolo que marcou não só a história do futebol, mas de todos os esportes! Ficará para sempre em nossas memórias”, escreveu o clube.
Vamos revisitar capítulos importantes do confronto entre esses dois gigantes do futebol paulista Portuguesa e Santos de Pelé!
As duas primeiras partidas do Santos de Pelé aconteceram em 1957 e foram vencidas pela Portuguesa, ambas por 4 a 2, em 9 de fevereiro e 9 de maio, com Pelé passando em branco.
A partir daí, no entanto, Pelé levou vantagem na maioria das vezes. Em duas oportunidades chegou a marcar 4 gols na Lusa, no dia 17 de setembro de 1961, 6 a 1, pelo Campeonato Paulista e em 15 de outubro de 1969, no 6 a 2, válido pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa. As equipes disputaram o título do Campeonato Paulista de 1964 até a última rodada, quando em 13 de dezembro, na Vila Belmiro, o Santos conquistou a competição ao vencer a Portuguesa por 3 a 2.
Depois de alguns anos, voltaram a decidir um título paulista, em 26 de agosto de 1973, no Morumbi, quando um empate sem gols, seguido de um erro na contagem de pênalti por parte do árbitro Armando Marques acabou por provocar a divisão do título entre as equipes, o último da carreira do rei Pelé.
Não se pode esquecer o clássico episódio em que em um confronto entre a Lusa e o Peixe em 1963, o rei do futebol apelidou o ídolo da Portuguesa, Ivair, de “príncipe do futebol”!
Pelé enfrentou a Portuguesa em 49 oportunidades, vencendo em 27 delas, empatando 9 e perdendo 13 vezes, com o Rei do Futebol marcando 42 gols. A Portuguesa foi a equipe que mais sofreu gol do Santos com Pelé em campo, ao todo 118.