Neste sábado, 14, o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, realizou mais uma Análise Política da Semana, o principal programa da grade da Causa Operária TV. E se pode dizer, com certeza, que ela foi especial.
Em primeiro lugar pelo fato de que foi realizada em meio à 46ª Universidade de Férias e Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), no Pico do Jaraguá.
Em segundo porque a Análise abordou os acontecimentos quentes ocorridos no último dia 8 de janeiro, em Brasília, quando bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, a sede do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
Rui Costa Pimenta tratou de caracterizar com precisão a natureza dos acontecimentos. Tratou-se de um golpe de Estado ou de uma ação de desestabilização? Quais forças sociais e políticas organizaram a invasão? A ação foi bem-sucedida ou fracassou? O governo Lula saiu fortalecido ou enfraquecido depois do episódio?
Na sequência, o presidente nacional do PCO também analisou as posições que as organizações de esquerda adotaram ante o acontecimento e as medidas que deveriam ser adotadas para se contrapor e dar uma resposta à ação da extrema direita. O companheiro Rui discutiu em profundidade a posição que se mostrou dominante dentro da esquerda no sentido da repressão dos bolsonaristas e, em particular, dos militares. Discutiu a viabilidade, do ponto de vista da relação de forças, de o governo Lula “enquadrar” as Forças Armadas, elemento político central do cenário. Mostrou a gravidade da situação para o governo Lula e a necessidade de todas as forças da classe operária e das massas populares se reunirem e organizarem uma reação à iniciativa da extrema direita.
Das mais assistidas dos últimos anos, a Análise Política da Semana do último sábado se coloca como um guia fundamental de orientação política num cenário de extrema gravidade para o governo Lula e as forças populares. Não perca tempo, e assista agora:
https://youtu.be/OKgdJFe-8VY