A “independência de Taiwan” e a paz são tão irreconciliáveis quanto o fogo e a água, disse um porta-voz da parte continental chinesa nesta quarta-feira, pedindo a certos políticos em Taiwan que desistam de sua posição separatista.
Ma Xiaoguang, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez os comentários em uma conferência de imprensa em resposta a uma pergunta da mídia sobre observações feitas por certos políticos de Taiwan recentemente.
Ma disse que a busca de paz, desenvolvimento, comunicação e cooperação é a aspiração comum dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan e está em conformidade com seus interesses comuns.
Se esses políticos realmente querem a paz do outro lado do Estreito, eles devem desistir de sua posição separatista de “independência de Taiwan”, retornar ao Consenso de 1992 e parar de agir como peões de forças externas anti-China, disse Ma.
Ele também fez comentários sobre a controvérsia envolvendo a extensão do serviço militar obrigatório para um ano em Taiwan pelas autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD).
Observando que o PPD usa meios militares em suas tentativas de buscar a “independência de Taiwan” e resistir à reunificação, Ma disse que a ação só aumentaria as tensões através do Estreito e minaria a segurança e o bem-estar do povo de Taiwan.
Se o PPD retornar à base política comum do Consenso de 1992, as relações através do Estreito melhorarão e se desenvolverão e a paz e a estabilidade através do Estreito serão garantidas, disse Ma.
Fonte: Xinhua